Paciente de 35 anos com emagrecimento e dificuldade de engolir há 2 anos. Realizou exames de endoscopia e raio-x que constataram a presença de doença conhecida como Acalásia. Indicado tratamento cirúrgico por videolaparoscopia. Paciente apresentou melhora importante dos sintomas já nas primeiras horas após a cirurgia.

Paciente de 25 anos apresentando dor abdominal importante em lado direito associado a enjôos e falta de apetite. Realizado ecografia e tomografia abdominal que constataram presença de apendicite aguda. Foi realizado a retirada cirúrgica do apêndice através de cirurgia por vídeo com mínimas incisões. Paciente apresentou ótima evolução e recebeu alta hospitalar em 24h após a cirurgia.

 

Paciente feminina de 50 anos apresentando queixa de estufamento abdominal foi diagnosticada com grandes cistos no fígado através de exames de ecografia e tomografia computadorizada. Com auxílio de tesoura ultrassônica de alta tecnologia, foi realizado retirada dos cistos do fígado por cirurgia videolaparoscópica. Paciente apresentou boa evolução com alta hospitalar em 24h.

Paciente feminina de 28 anos com crises de cólica abdominal associadas a alimentações ricas em gordura apresentava múltiplos cálculos na vesícula biliar evidenciados em ecografia. Indicado tratamento cirúrgico para retirada da vesícula por técnica moderna conhecida por mini-videolaparoscopia, onde utilizamos pinças bastante finas e delicadas, o que proporciona resultado estético muito agradável, ainda melhor que a videolaparoscopia convencional. 

Paciente de 36 anos, peso 92kg, altura 1,60m, portadora de pressão alta e dores articulares. Apresentava história de várias tentativas de emagrecimento, desde a adolescência, com dietas e medicações. Após avaliação com cirurgião do aparelho digestivo, clínico, nutricionista e psicólogo, foi optado pela realização de cirurgia bariátrica. Utilizado a técnica da gastrectomia vertical, conhecida como Sleeve.

 

Paciente feminina de 60 anos com história de dor abdominal em lado direito do abdome há 15 dias. Apresentou melhora parcial dos sintomas após início de tratamento para infecção urinária com antibióticos. Evoluiu com persistência da dor associada a episódios de febre e falta de apetite. Realizado exames de sangue e tomografia abdominal que evidenciaram apendicite aguda perfurada com formação de pus no abdome. Foi submetida a retirada do apêndice e lavagem do pus através de cirurgia por vídeo. Apresentou boa evolução da infecção com alta hospitalar em 72h.

Paciente de 38 anos portadora de doença diverticular do intestino grosso apresentou 5 internações em emergência hospitalar no período de 1 ano por dor no lado esquerdo do abdome e febre. Através de tomografia computadorizada abdominal foram diagnosticados episódios de diverticulite do cólon sigmoide. Após melhora dos quadros infecciosos, foi Indicado tratamento definitivo por cirurgia videolaparoscópica. Paciente apresentou boa evolução e recebeu alta hospitalar em 5 dias.

Paciente de 33 anos com doença do refluxo gastro-esofágico foi submetido a cirurgia para correção de hérnia de hiato e melhora dos sintomas há 10 anos. Nos últimos 2 anos vem apresentando novamente enjôos, azia e dor no peito, geralmente após as alimentações. Apresenta também dificuldade de dormir por sentir sensação de afogamento e tosse durante a noite. Endoscopia digestiva e raio-x constataram reaparecimento da hérnia de hiato previamente operada. Indicado nova cirurgia para correção da hérnia de hiato e resolução dos sintomas da doença refluxo. Paciente permaneceu 72h no hospital e recebeu alta já com melhora importante dos sintomas.

Paciente feminina de 45 anos com dores no lado direito do abdome geralmente após as refeições, associada a enjôos e episódios de vômitos. Ecografia abdominal contatou presença de pedras na vesícula biliar. A paciente foi submetida a cirurgia por vídeo com pequenas incisões para retirada da vesícula biliar.

CONSULTÓRIO

Centro de Cirurgia do Aparelho Digestivo