Os suplementos alimentares são preparações destinadas a fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não serem consumidos em quantidade suficiente na dieta/alimentação de uma pessoa.
A ANVISA preconiza que Suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças. Sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
Os suplementos nutricionais estão disponíveis de diversas formas no
mercado:
- Cápsulas com uma ou mais substâncias bioativas (ex: capsaicina -pimenta, cúrcuma…)
- Pó: completo em macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeos, vitaminas e minerais) ou por módulos de macronutrientes (exemplo: só proteína, só carboidrato)
- Na forma líquida: geralmente prontos para consumo, em geral mais específicos para patologias diversas como: câncer, doença renal, diabetes…
- Ainda módulos de fibras, probióticos, vitaminas e minerais
- Óleos também são considerados complementos nutricionais (óleo de peixe, óleo de linhaça…) que podem ser em cápsulas ou líquido.
A categoria de suplementos alimentares foi criada em 2018 para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade. E a qualidade é garantida para consumo quando for indicada ou validada por um profissional capacitado.
O uso de qualquer substância nutricional, complemento ou suplemento nutricional deve ser orientado e prescrito por um profissional capacitado. A sua apresentação e a forma de administração também devem ser consultadas para
que não traga riscos a saúde.
ALERTA: O excesso de suplementos ou complementos sem orientação ou uso de suplemento nutricional inadequado pode trazer mais prejuízos do que benefícios.
Em indivíduos sadios é necessário que haja indicação de uso, ao contrário pode ocasionar problemas de saúde não existentes. Algumas vitaminas por exemplo podem ser tóxicas para o fígado. Excesso de proteína sem orientação pode gerar problemas no rim. Algumas pancreatites podem ser causadas por efeitos tóxicos.
Em indivíduos doentes e em tratamento, pode interagir com os medicamentos em uso, comprometer o tratamento e até mesmo expor os indivíduos a outros problemas. Até mesmo impactar o sistema imunológico.
Ao invés de promover a saúde pode estar causando a doença. Para essa indicação o profissional precisa antes avaliar e ter um diagnóstico da necessidade e assim definir qual, como e quando usar.
Ariane Paiva Vieira
Nutricionista
Mestre em Patologia pela UFSCPA
Especialista em Nutrição Clínica e Nutrição em Oncologia.
Referências:
www.anvisa.org.br/documentos/alimentos+ suplementosJ Diet Suppl . 2018 Nov 2;15(6):951-964.
Nutritional Supplement and HubFunctional Food Use Among Medical Students in India