Conheça nossos médicos

Dr. Fábio Luiz Waechter
CRM 18516

Parece que foi ontem, mas já faz algum tempo ………  

 Foi em um programa no ensino médio para conhecer profissões, quando acompanhei a rotina de um cirurgião ao longo de alguns dias e  ver uma cirurgia soube que naquele momento que seria meu destino, o meu sentido de vida: a Medicina.  Ingressei na Universidade de Medicina, acompanhei inúmeros cirurgiões, nas mais diversas especialidades, já no primeiro ano do curso médico. Nesta época assisti um programa de TV que falava sobre o desenvolvimento dos transplantes de fígado.  Vi ali meu destino: cirurgia digestiva, em especial os tumores do fígado, pâncreas e via biliar. 

A paixão pela cirurgia associada ao estudo me fez conhecer o Professor Luiz Pereira Lima,  estudioso sem limites e cirurgião arrojado, tinha na perspicácia, crítica e inteligência ímpar a sua característica. Ingressei então residência médica da Santa Casa de Porto Alegre onde dei meus primeiros passos na cirurgia digestiva. A convivência com o Prof. Luiz me permitiu não só conheçer, mas conviver com os cirurgiões mais importantes da América Latina  e nesse tempo já participava dos primeiros passos da cirurgia videolaparoscópica no RS. Aprendi não só cirurgia, mas também a arte de ser médico, o prazer de estudar Medicina de forma apaixonada e ao mesmo tempo crítica. 

Ainda residente, realizei meu primeiro estágio no exterior, em Montevidéu, na área de cirurgia hepática com o Professor Edgardo Torterolo, conhecido pela sua habilidade na cirurgia hepática. Este período no Uruguai me ajudou a  consolidar o foco na cirurgia hepática, em especial no objetivo de obter treinamento suficiente para realizar o maior de todos os procedimentos que era o transplante hepático. 

Ao término da residência em cirurgia, fui para a França a fim de aprimorar os estudos na cirurgia hepática no Serviço do Professor Henri Bismuth, um dos pais da cirurgia hepato-biliar moderna. Lá trabalhei ao lado de grandes nomes da cirurgia hépato-biliar mundial em especial o Professor René Adam com quem tive o privilégio de treinar e aprender a cirurgia hepática moderna, assim como o transplante de fígado.

No retorno ao Brasil, fui acolhido pelo Prof. Luiz, que neste momento era mais do que mestre ou mentor, mas também um grande amigo. Soma-se o fato que, ao longo destes anos todos, desde o início da Universidade, a vida me privilegiou com um parceiro de cirurgia e irmão: o Dr. José Artur Sampaio. Com este iniciei os estudos em Medicina na Universidade de Caxias do Sul. Sua habilidade cirúrgica (e mais recentemente como endoscopista) permitiu que tivéssemos grande capacidade de trabalho alinhada com experiência e o treinamento necessário para realizar o sonho maior que era o transplante de fígado que  se concretizou em agosto de 1996 ao iniciarmos um programa de transplantes de fígado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 

 A afinidade com colegas cirurgiões com a mesma obsessão pela excelência técnica e científica e  zelo com os pacientes, me fez participar do Centro de Cirurgia do Aparelho Digestivo – CAD. Oportunidade para realizar e desenvolver cirurgias de alta complexidade do aparelho digestivo ( abertas/ laparoscópicas), até os transplantes de fígado convencional e intervivos, entre tantas outras técnicas de vanguarda. 

A vontade de aprender  me levou a inúmeros hospitais do mundo, conhecendo centros médicos de excelência orientais (Tóquio, Yokohama, Nagóia, Fukuoka, Sapporo, Seul, Singapura, ….) e ocidentais (Paris, Strassburg, Miami, Pittsburgh, Indianápolis, Bruxelas, Londres, Buenos Aires, Montevidéu, ….). Nestes lugares, surgiram a oportunidade de aperfeiçoar o que há de melhor na cirurgia digestiva, em especial como cirurgias para os tumores de fígado, pâncreas, esôfago, estômago, e intestino.

As produção científicas para mim sempre foram uma constante, com capítulos de livros, e artigos científicos sendo publicados em revistas prestigiadas nacionais e internacionais.  Participo de forma ativa, junto com o grupo do CAD, em simpósios e congressos de cirurgia, no Brasil e no exterior.

Com este histórico, tenho orgulho de participar do CAD, exercendo o melhor e mais moderna cirurgia para os nossos pacientes, assim como ver todos os meus sonhos na carreira médica realizados.

Cirurgião Hepato-bílio-pancreático

Cirurgião Transplante de Órgãos Abdominais

Cirurgião do Aparelho Digestivo e Oncologia Digestiva

Mestre e Doutor em Medicina

Dr. Uirá Fernandes
CRM 35097

A medicina, para mim, sempre foi uma forma de interferir positivamente na vida das pessoas. Acredito que haja poucas profissões que possibilitem juntar gratificação pessoal com grande benefício social, e a medicina certamente é uma delas. Comecei a minha trajetória na Universidade Federal da Bahia, na primeira Faculdade de Medicina do Brasil. Posteriormente, mudei-me para Porto Alegre, onde pude especializar-me em Cirurgia do Aparelho Digestivo, além de avançar na formação acadêmica, concluindo o Mestrado e o Doutorado em Medicina. Hoje faço parte do CAD, trabalho com a clínica e cirurgia do aparelho digestivo em seus diversos níveis (oncologia gastrointestinal, cirurgia bariátrica e metabólica), além de ser professor universitário, no curso de Medicina da Unisinos-RS.

Mestre e Doutor em Medicina;

Cirurgião do Aparelho Digestivo e Oncologia Gastrointestinal;

Gastroenterologista – Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia;

Titular-Especialista do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD);

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares (CB-IHPBA).

Professor Assistente do Curso de Medicina da Unisinos

Dr. Pablo Duarte Rodrigues
CRM 37142

Sempre cultivei o sonho de me tornar médico, desde tenra idade. Talvez a necessidade de deixar algum legado ou o simples fato de querer ajudar tenham ensejado esse desejo. Antes da faculdade queria ser pediatra, talvez influenciado pelos grandes médicos que cuidaram de mim e da Asma que volta meia dava as caras. Quando finalmente entrei na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), antes mesmo dos meus 18 anos, iniciei a jornada pelo mundo da Medicina. Durante a faculdade surgiu o interesse pela cirurgia, que culminou com a aprovação na residência de Cirurgia Geral da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Foi nessa universidade de conheci meus nobres colegas (Dr. Uirá, Dr Fábio, Dr. José Artur) e acabei realizando a maior parte de minha formação como cirurgião – Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Motivado pelos colegas e preceptores, surgiu a grande paixão dentro das especialidades cirúrgicas: A Cirurgia de fígado, vias biliares e pâncreas, em especial, o transplante de fígado. Sendo assim, entre 2017 e 2018 realizei especialização no Hospital Paul Brousse (França) em cirurgia hepatobiliopancreática e, em 2019, voltei à UFCSPA para coroar meu treinamento realizando a residência em Transplante Hepático. Hoje, além de fazer parte do CAD, sou preceptor do serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo da UFCSPA e membro da Equipe de Transplante de Fígado da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (Equipe Dr. Paulo Roberto Ott Fontes). 

Cirurgião do Aparelho Digestivo

Cirurgião Hepato-bilio-pancreático

Diploma Universitário de Estratégias Onco-Cirúrgicas em Tumores Hepato-bilio-pancreáticos pela Universidade Paris-Sud / França

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares (CB-IHPBA).

Transplante de Fígado Santa Casa de Porto Alegre / UFCSPA

centro de cirurgia do aparelho digestivo

Agende a sua consulta com a Daiane

Clique e agende pelo nosso Whatsapp