Você está nutricionalmente preparado (a) para a cirurgia?

Um procedimento cirúrgico significa um trauma para o corpo, pois gera um intenso processo inflamatório. Para que o organismo reaja de forma satisfatória, é necessário que o sistema imune esteja em bom funcionamento. Isto é possível através de um estado nutricional pré-operatório adequado, com boas reservas nutricionais de proteínas, vitaminas, minerais, antioxidantes e um equilíbrio no consumo de carboidratos e gorduras.

Além disso, estudos comprovam que uma boa alimentação pré e pós- operatória está associada a maior capacidade de cicatrização e recomposição da pele, menor resposta inflamatória e consequentemente menos dor, com recuperação e retorno as atividades cotidianas mais rapidamente.

Contudo, em algumas cirurgias (principalmente as digestivas) há a necessidade de urgência, não sendo possível a recuperação do estado nutricional antes do procedimento, porém mesmo assim, um adequado preparo nutricional é capaz de fazer grande diferença no resultado da cirurgia.

Atualmente, através da oferta de nutrientes chamados imunomoduladores (conforme orientação de nutricionista) é possível melhorar significativamente a recuperação pós operatória. Estudos demonstram a diminuição da ocorrência de complicações cirúrgicas e do tempo de internação, além da diminuição da ocorrência de infecções hospitalares, quando se realiza um preparo nutricional prévio. Sendo assim, é de extrema importância a avaliação nutricional e o acompanhamento multidisciplinar no período que antecede uma cirurgia.

Uma boa dica para você! Receitas para o pós operatório da cirurgia bariátrica

*Sempre consulte seu Médico e/ou Nutricionista para ter recomendações individualizadas para você. Este artigo não substitui a consulta com Médico e/ou Nutricionista.

Sobre a autora:

Thaís Mendes é Nutricionista Clínica, funcional e ortomolecular (CRN4 12101017). Atua em consultório particular, com foco em cirurgia do aparelho digestivo.

Contatos:

Instagram: @nutri.thaismendes