Conheça a dieta vegetariana e como ela pode impactar na saúde

dietavegetariana

Conheça a dieta vegetariana – conceitos e benefícios

Vegetarianismo: Definição e conceitos

Dieta vegetariana: aquela que não inclui carne, inclusive de aves, frutos do mar ou produtos que contenham esses alimentos.
Dentro deste contexto existem vários tipos de dieta vegetariana:
Vegetariano: utiliza alimentos de origem vegetal e exclusão de alguns ou todos os derivados de animais.
Ovolactovegetariano: consome de laticínios e ovos, exclui todas as carnes.
Lactovegetariano: consome de leite de vaca e derivados, exclui carnes e ovos.
Ovovegetariano: consome ovos e exclui as outras carnes e os laticínios.
Vegetariano estrito: exclui todos os alimentos derivados de animais, inclusive mel e laticínios.
Vegano: exclui alimentos de origem animal, produtos que tenham sido testados em animais e peças feitas com tecidos de origem animal.


As dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida, podendo trazer benefícios na prevenção e no tratamento de algumas doenças, como Doenças Crônicas Não Transmissíveis , obesidade e diabetes mellitus, entre outras.


Mesmo os não vegetarianos (onívoros) podem se beneficiar da redução do consumo de carnes, principalmente as vermelhas, e do aumento do consumo de alimentos vegetais in natura.


BENEFICIOS DA DIETA VEGETARIANA


1. Sobrepeso e obesidade:


Em geral, vegetarianos apresentam um risco menor de desenvolver sobrepeso/obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, neoplasias, entre outras condições, que comprometem a qualidade de vida e a longevidade.


A dieta vegetariana pode levar ao emagrecimento, à manutenção do peso e à obesidade. Tudo depende da elaboração da dieta, do estilo de vida e da composição metabólica do indivíduo.


Estudos demonstraram que vegetarianos são mais magros que os onívoros e as possíveis explicações para essa associação seriam o consumo elevado de fibras, grãos integrais, nozes e sementes, além do consumo reduzido de gordura e energia pelos vegetarianos.


Estudos populacionais demonstram Índice de Massa Corporal (IMC) menor dos vegetarianos em comparação com onívoros.
Isso não significa que a dieta vegetariana traga ajuste de peso e emagrecimento, mas pode indicar uma maior preocupação dessa população com a saúde, que escolheria melhor os alimentos e melhoraria o estilo de vida.

2. Doenças cardiovasculares


Os benefícios da dieta vegetariana estão relacionados à redução do risco das doenças cardiovasculares e a mortalidade por doença coronariana, por apresentarem menores níveis de colesterol total e de colesterol LDL, menor peso corporal, menos incidência de hipertensão e diabetes.


Entre as possíveis explicações para esses benefícios estão o consumo reduzido de gorduras saturadas e a maior ingestão de fibras solúveis, grãos integrais, legumes, nozes e proteínas de soja das dietas vegetarianas.


3. Hipertensão


Estudos demonstram que a dieta vegetariana pode ajudar na prevenção e no tratamento da hipertensão por ser rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios desnatados, reduzindo significativamente a pressão arterial em indivíduos normo e hipertensos leves.


4. Diabetes


Vegetarianos apresentam a metade do risco de desenvolver o diabetes, indepedente do peso corporal, da atividade física e de outros fatores associados a dieta. A explicação tem sido atribuída tanto a ausência de carne quanto a ingestão preferencial de vegetais.


Vários estudos demonstram associação positiva entre ingestão de carne vermelha, carne processada, proteína animal ou ferro heme e risco de desenvolver DM2.
Outros fatores relacionados a dieta vegetariana como menor ingestão de gordura saturada e maior ingestão de fibras, grãos integrais, legumes e nozes foram associados a redução do risco de desenvolvimento de DM2 ou mesmo o controle do DM2.

Para saber mais sobre Obesidade e Nutrição assista a nossa live: Cirurgia Bariátrica e aspectos psicológicos e nutricionais relacionados aos pacientes obesos.

Leia também: Você está nutricionalmente preparado para cirurgia?

Como será minha alimentação no período pré operatório da cirurgia bariátrica?


Fontes: http://files.bvs.br/upload/S/1413-9979/2015/v20n2/a4714.pdf e Sociedade Vegetariana Brasileira


Autora: Fernanda Moreno

Facebook
Twitter
LinkedIn
Traduza »