Perigos da dieta restrita em calorias

dieta restrita

Desconfie das dietas muito restritas em calorias!

Quando você pensa em emagrecer, logo vem à mente a ideia de que você vai ter que restringir, e muito, a quantidade de alimentos que você come, não é verdade? Esse pensamento é decorrente da propaganda e popularidade que muitas dietas “da moda” vêm tendo nos últimos tempos, prometendo eliminar vários quilos em curto período de tempo , com muita, mas muita restrição de calorias.

Infelizmente, essa mentalidade ainda perdura na nossa sociedade, vejo muito nos meus atendimentos. Entretanto, lembre-se : Se você acredita ou acreditou que, para emagrecer precisa fazer dietas cuja característica principal é uma restrição para menos de 1000 calorias diárias, por exemplo, isso não é culpa sua. Cabe a nós nutricionistas orienta-las sobre os riscos dessa restrição absurda.

Quando você faz uma dieta restritiva, você não elimina gordura do seu corpo, sabia? A perda rápida de peso ocorre devido a perda de massa muscular e água. Além disso, pode haver sinais e sintomas como queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, dores de cabeça cansaço excessivo. Até doenças cardiovasculares você corre o risco de ter.

Como nessas dietas você acaba deixando de comer alimentos importantes para a sua saúde, a falta de vitaminas e minerais e a monotonia do cardápio podem levar a compulsão alimentar, na tentativa de suprir rapidamente esse déficit. Ansiedade e depressão também podem estar relacionadas com essas dietas.

Então, prestem atenção minha gente, vamos emagrecer sim, mas da forma certa, de maneira saudável, sem prejuízo para a saúde, e a melhor forma para isso é a reeducação alimentar, aprendendo a perceber seus sinais de fome e saciedade.

Você pode gostar de ler: Conheça a Dieta Vegetariana e como ela pode impactar na saúde


Sobre a autora:

Nutricionista Simone Breigeiron Moscarelli
CRN 2 5812D telefone: 980158925
E-mail: [email protected]
Instagram: @nutrisimonemoscarelli

Facebook
Twitter
LinkedIn
Traduza »